Divulgue esse artigo

Lastro pessoal ou lastro do kartódromo: o que usar para correr de kart?

Lastro pessoal ou lastro do kartódromo
Atalhos para este artigo

Será que a maneira que você coloca o peso no seu kart faz diferença no tempo de volta? Acompanhe este post e entenda o que é melhor para correr de kart: lastro pessoal ou lastro do kartódromo.

Fala piloto!

Você já parou pra pensar se é melhor usar o seu lastro pessoal ou o lastro do kartódromo nas suas corridas? 

Você já se perguntou se a forma que você coloca o peso no seu kart faz diferença no tempo de volta? Nos comportamentos do kart? Nos seus resultados? E o que um piloto de alta performance usa para chegar no peso da competição? 

Bom, nós sabemos que essas perguntas provavelmente já passaram pela sua cabeça. Por isso, decidimos falar sobre esse assunto hoje!

E é sobre isso que vamos falar hoje! Então, continue neste post para conferir nossas dicas para analisar sua pilotagem no kart. 

Entendendo o kart

Antes de tudo, precisamos começar falando que o kart não foi feito para você ficar aguentando peso na parte de trás, no suporte de lastro.

Quando você coloca uns 20kg no suporte de lastro, por exemplo, seu kart desequilibra e pode prejudicar os seus resultados.

Por isso, quanto mais centralizado você deixar o peso do kart, melhor é. Para isso, nós buscamos alternativas, como um banco de chumbo, como o nosso coach Rodrigo Vieira costuma usar.

VEJA TAMBÉM:
👉 Kart indoor: o que todo piloto deveria pensar na hora de fazer uma curva?

Como fazer o banco de chumbo?

Para fazer o seu próprio banco de chumbo é fácil: você pode pegar um chumbo maleável e adaptá-lo no banco do kart, até ficar no molde do banco. Pra evitar o contato direto com chumbo, é só passar uma fita silver tape por cima.

Esse material é bem confortável e isso é muito importante para você se manter concentrado no que realmente importa: tirar o máximo do seu kart e seguir o traçado!

A caneleira, por exemplo, é super desconfortável e pode acabar te prejudicando na corrida de kart. Por isso, o banco de chumbo é mais vantajoso.

Para entender melhor, clique aqui e assista um vídeo que gravamos no nosso IGTV sobre isso!

Live da Academia do Kart

As melhores aulas de Kart Rental para você evoluir o nível da sua pilotagem

Inscreva-se e garanta sua participação! Receba com antecedência o tema das próximas lives e o lembrete para não perder nada>

Ao informar meu dados eu concordo com Política de Privacidade e Cookies da Academia do Kart

Banco de areia

Além do banco de chumbo, você pode optar por outro tipo de lastro: um banco de areia.

Você já pode encontrar um banco de areia pronto, e ele praticamente se modela ao banco, assim como a opção de chumbo.

E qual dessas duas opções é melhor? A que você se sentir mais confortável e se adaptar melhor!

Lastro pessoal ou lastro do kartódromo?

Antes de vir falar sobre o assunto com vocês, nós testamos usar os lastros do kartódromo e os nossos lastros pessoais.

A diferença entre as corridas foi de 3 décimos! Sim, tudo isso! E nós duvidamos que você queira perder 3 décimos na sua corrida por isso.

A diferença entre o kart com o lastro do kartódromo e o lastro pessoal é gritante. Por isso, aconselhamos que, se você precisar usar lastro para aumentar o peso do kart, escolha o modelo pessoal que mais se adapta!

Para mais dicas sobre kart, continue acompanhando nossos posts e nossas lives no Youtube toda segunda-feira às 20h!

Estamos juntos!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...

O que é Track Walk
Dicas de Pilotagem

O que é Track Walk?

Track Walk é uma prática que promete trazer ótimos resultados para os pilotos. Não sabe o que é isso? Entenda o que é Track Walk e qual a sua importância

Leia mais »