Divulgue esse artigo

5 tipos de treino para melhorar a sua pilotagem

treino para melhorar pilotagem
Atalhos para este artigo

Se você é um piloto que não treina, ou não sabe como treinar, preparamos um conteúdo pesado que vai te ajudar bastante a baixar alguns décimos preciosos ou até mesmo segundos, dependendo do seu nível.

Nesse post, vamos abordar diversos elementos para treino. Aliás, esse é um conteúdo que você não vai encontrar em nenhum outro lugar.

Então, não deixe de ler com atenção e aproveitar as nossas dicas sobre os 5 tipos de treino para melhorar a sua pilotagem.

Boa leitura!

1. Criando consistência na sua pilotagem

Muitos pilotos quando estão iniciando, ou tem pouca experiência no kart, têm dificuldade em criar consistência na sua pilotagem. 

Para criar consistência, você precisa ter foco no caminho. Ou seja, saber que está fazendo a parada certa em todas as voltas, pensando na coisa certa. 

Se você erra a linha, não tem regularidade e o kart ainda te leva para passear, precisa começar a treinar a consistência. Para isso, mentalize o traçado e seus detalhes antes do treino, comece com a velocidade um pouco mais baixa, perceba os sinais e, por fim, tenha foco no caminho em todas as voltas.

Dica de ouro: uma GoPro vai te ajudar demais nessa fase, pois você vai conseguir se auto avaliar depois de cada treino.

2. Ajustando a velocidade – acelerador

Se você quer melhorar seu tempo de volta, possui falta de regularidade ou precisa melhorar o ajuste fino na pista, está na hora de ajustar a velocidade com técnicas de acelerador.

Para isso, treine 5 minutos antes da bateria começar, com o kart parado, apenas filmando o seu pé. Depois, compare o movimento do seu pé fora e dentro da pista e lembre-se de que o acelerador é uma ferramenta de correção de trajetória.

Além disso, uma dica de ouro é treinar a sua reação nas pistas. Isso vai te levar longe!

3. Acertando a regularidade

Após acertar sua consistência e as técnicas de acelerador, é hora de melhorar sua regularidade. Afinal de contas, todo campeão precisa ter essa habilidade.

Então, para melhorar sua consistência, parar de errar nas corridas e melhorar seu tempo de volta:

  • Foque na sua regularidade pelo menos 10 minutos em todos os treinos
  • Compare sua melhor volta com a média das outras voltas
  • Entenda no que você precisa melhorar e em qual nível você está
  • Treine muito!

LEIA TAMBÉM:
👉 Como planejar a sua temporada de kart em 2021?

4. Ajustando a velocidade – freio

O freio, assim como o acelerador, também serve para ajustar a velocidade. Então, você vai treinar as técnicas de freio quando quiser melhorar seu tempo de volta e evitar ter dificuldades com kart ruim.

Para isso, teste a pressão dos pedais entre 5 a 10 minutos e também experimente dar uma patada no pedal com pressão progressiva.

É difícil de se treinar o freio, mas não é impossível!

5. Aprendendo a se auto avaliar

Por fim, precisamos ressaltar como é importante se auto avaliar SEMPRE!

Essa é uma habilidade que precisa ser treinada sempre, pois é dessa forma que você vai saber o que precisa ser melhorado e quais foram os seus progressos.

Nesse sentido, você pode usar uma GoPro a seus favor e contratar um coach/mentor. 

E aí, curtiu as dicas sobre os tipos de treino para melhorar a sua pilotagem? 

Se você tem interesse em aprender ainda mais e ter acesso a todos os Melhores Cursos e Aulas de Pilotagem de Kart Indoor, conheça a Comunidade Academia do Kart

Para mais dicas de pilotagem, continue acompanhando nossos posts

Até a próxima!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...

O que é Track Walk
Dicas de Pilotagem

O que é Track Walk?

Track Walk é uma prática que promete trazer ótimos resultados para os pilotos. Não sabe o que é isso? Entenda o que é Track Walk e qual a sua importância

Leia mais »