Divulgue esse artigo

A arte da ultrapassagem no Kart Indoor: o tutorial que você precisava

Atalhos para este artigo

Tem dúvidas de como fazer uma ultrapassagem? A seguir, vamos falar sobre os tipos de ultrapassagem no kart indoor e como fazer cada uma delas. Confira!

Acompanhe aqui toda o tutorial em video!

Fala piloto, beleza?

Ultrapassagem é um tema muito importante no kart indoor, certo? Afinal de contas, ser um piloto rápido muitos pilotos já são. Mas ser um piloto que conhece técnicas e sabe como aplicá-las é diferente.

Por isso, reunimos tudo que você precisa saber, incluindo dicas de como fazer a ultrapassagem da melhor maneira possível e sem perder tempo.

Bora conferir?

Situações de ultrapassagem

Para começar, vamos falar sobre quando você vai usar a ultrapassagem. Sempre antes de escolher onde você vai ultrapassar, é importante você mapear a performance do piloto da sua frente. Por exemplo, às vezes o kart do cara tem alguma deficiência, é fraco de motor, é ruim para um lado…

Assim, você pode perceber suas oportunidades e saber qual o melhor tipo de ultrapassagem a fazer.

No geral, existem 4 principais situações de ultrapassagem:

1. Ultrapassagem tradicional no final de reta

Esse é o tipo de ultrapassagem mais simples que tem, é aquela onde você passa o piloto da frente de passagem.

Geralmente, essa ultrapassagem é utilizada quando o seu kart tem um motor muito melhor, ou quando o piloto da frente deu alguma errada ou algo do tipo.

Para fazer esse tipo de ultrapassagem não tem muito segredo. O importante é não se perder na freada, para o outro piloto não te ultrapassar de volta.

2. Ultrapassagem em curvas para lados opostos

Essa é uma outra ultrapassagem muito comum.

Fique esperto nas curvas para fazer esse tipo de ultrapassagem. Normalmente, quando os pilotos têm que tangenciar, surge a oportunidade de você ir reto e ultrapassar, como nessa imagem:

3. Ultrapassagem se lançando de longe

Esse é aquele tipo de ultrapassagem que o cara “tira da cartola”, porque você pensa nessa ultrapassagem muito longe do outro piloto.

Em situações normais, não existe ultrapassagem se não for se lançando, se jogando. Geralmente isso vai acontecer em curvas mais fechadas.

LEIA TAMBÉM:
👉7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)

4. Ultrapassagem calçada

Essa ultrapassagem é exclusivamente feita com o kart rental, o kart de locação, e geralmente acontece quando você tem um bom kart nas curvas e o motor não é tão bom.

E aí, curtiu essas dicas?

Para entender melhor sobre o assunto e também conferir outras dicas, assista nossas lives no youtube todas as segundas às 20:00 e todo o conteúdo que postamos por lá também. Pode ter certeza que será um diferencial para a sua pilotagem.