Divulgue esse artigo

Quanto o peso interfere no tempo de volta no Kart Indoor

Atalhos para este artigo

O peso interfere muito nas corridas de kart, mas nem todos os pilotos sabem disso. Neste post, respondemos as principais dúvidas sobre o assunto. Veja!

Você pode conferir todo o conteúdo em video se preferir!

Fala piloto, beleza?

Muitos pilotos, culpam o peso nos resultados do kart. Além disso, muitas pessoas não têm noção verdadeiramente quanto o peso impacta na corrida de kart indoor – e na verdade esse assunto tem muita importância.

Então, bora falar disso no post de hoje? Reunimos as principais dúvidas quando o assunto é peso no kart indoor. Confira a seguir!

Peso do lastro

Para começar, será que vale a pena ir com o peso muito no limite? A resposta é: não!

Quando você for correr de kart em um campeonato lastreado, é preciso deixar pelo menos 1kg de sobre. Assim, você não vai muito no limite e corre o risco de ser desclassificado e corre mais tranquilo também.

Correr na chuva com mais peso ajuda?

Essa é outra dúvida muito comum quando o assunto é peso no kart indoor.

Na chuva, quando você anda com mais peso, você tende a ter mais aderência nas curvas. Assim, fica mais fácil de fazer as curvas e não perder tanto tempo.

No entanto, o seu kart ainda vai andar menos de reta e retomar menos a aceleração. Ou seja: muitas vezes acaba ficando igual para igual.

Em pistas muuito lisas, às vezes vale a pena colocar mais peso. No entanto, você vai ter que testar.

No geral, você sabendo tracionar estando mais leve, melhor.

LEIA TAMBÉM:
👉 7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)

Quanto o peso interfere no tempo de volta?

Depois de fazer alguns testes pilotando com diferentes pesos, percebemos que não existe um padrão na diferença de tempo – afinal, existem muitas variáveis que podem mudar de corrida para corrida.

Mas, vale lembrar que quanto menos peso, melhor. Quanto mais peso, maior a tendência do seu tempo de volta aumentar, prejudicando os resultados da sua corrida.

Além de ser um bom piloto, o ideal é estar dentro do peso da categoria, se alimentar bem, ter boas noites de sono e cuidar de você mesmo. Para começar a ganhar as corridas, você tem que correr atrás.

Live da Academia do Kart

As melhores aulas de Kart Rental para você evoluir o nível da sua pilotagem

Inscreva-se e garanta sua participação! Receba com antecedência o tema das próximas lives e o lembrete para não perder nada>

Ao informar meu dados eu concordo com Política de Privacidade e Cookies da Academia do Kart

E se você não colocar o peso necessário?

Se você se esquecer ou não colocar o peso no kart, caso necessário, você vai começar a voar. E então, no meio da corrida você vai perceber que o kart não está como normalmente fica, porque você estará muito mais rápido.

Se isso acontecer, você tem duas opções: continuar a corrida e torcer para ninguém te pegar (mas provavelmente vão descobrir e você será desclassificado), ou reparar rapidamente, ir para o box e pedir para colocarem o peso. A segunda opção é a mais recomendada.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Você pode aprender ainda mais e se transformar em um piloto completo com o Curso Mestres do Kart. Clique aqui para saber mais!

Seja notificado das melhores lives de Kart Indoor do mundo

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...