Divulgue esse artigo

Como deixar de ser um piloto mediano para se tornar um campeão

Atalhos para este artigo

Ser um piloto acima da média pode ser relativo para cada um. No entanto, existem alguns pontos fundamentais para evoluir no kart indoor. A seguir, saiba como deixar de ser um piloto mediano para se tornar um campeão!

Fala piloto, beleza?

Muitos de nós nos perguntamos como deixar de ser um piloto mediano para se tornar um campeão, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvemos criar um post falando sobre o que é preciso fazer para sair do nível médio e realmente começar a ser acima da média, ganhar corridas e se destacar no kart indoor. Confira!

O que é ser um bom piloto?

Ser um bom piloto é relativo, não é mesmo? Cada um pode ter uma opinião diferente, mas existem alguns fatores que contribuem para que você seja um piloto acima da média, como:

  • Tempo de volta próximo dos melhores pilotos (em média 0,3s – 0,5s)
  • Não comete ou comete o mínimo de erros no traçado
  • Não briga com o kart
  • Vira o volante o mínimo possível
  • Freia somente quando precisa
  • Carrega velocidade nas curvas
  • Tem tempo de volta constante

Dicas para se tornar um piloto acima da média

Como acabamos de dizer, ser um bom piloto é relativo, mas existem alguns pontos que são fundamentais para você virar a chave e realmente mudar de nível. Entre eles:

1. Mentalidade

Primeiro de qualquer coisa, você tem que QUERER muito ser um bom piloto e evoluir. Se você realmente não tiver vontade de ganhar e sair do ponto em que você está, dificilmente você vai conseguir evoluir.

Então, o primeiro passo é treinar a sua mente para focar no que você deseja, seja ganhar um campeonato, seja acompanhar um piloto na pista ou qualquer outro objetivo.

2. Tenha referências

Outro ponto importante é ter mais ou menos 5 pilotos que você considere bons pilotos, para serem sua fonte de inspiração.

Uma boa dica é assistir vídeos onboard de outros pilotos e reparar o que eles fazem na pista, a maneira como eles pilotam.

3. Rotina de treinos

Como é a sua rotina de treinos? Quantas vezes você corre? Você treina focado em algum objetivo ou apenas por treinar?

A rotina de treinos é extremamente importante para quem deseja sair da média.

Para começar a evoluir no kart indoor, o ideal é que você consiga treinar pelo menos duas vezes na semana. Além disso, você precisa treinar certo: ter consciência das coisas que você precisa colocar em prática.

LEIA TAMBÉM:
👉Como se tornar um bom piloto sem gastar muito

4. Adaptação e domínio do kart

Muitos pilotos ainda não têm domínio sob o kart, isso é normal e acontece muito. No entanto, isso prejudica os seus resultados e trava a sua evolução.

O que acontece é que muitos pilotos podem até ter o conhecimento da base da pilotagem, mas na hora de colocar em prática o que aprendeu, não sabe. Isso é muito grave, por isso, é muito importante ganhar domínio sob o kart.

E aí, curtiu essas dicas?

Se você quer ir além e descobrir os segredos dos melhores pilotos de kart do Brasil, confira o nosso Curso Mestres do Kart.