Divulgue esse artigo

Baixando seu tempo de volta no Traçado 101 do KGV

Baixando seu tempo de volta no Traçado 101 do KGV
Atalhos para este artigo

Fala piloto, beleza?

Com certeza você já ouviu falar sobre o Kartódromo Internacional Granja Viana (KGV), afinal, essa é uma das pistas mais conhecidas no mundo do kart. Além de ter uma ótima estrutura, é nesse kartódromo que acontecem vários campeonatos importantes.

A pista do KGV está localizada dentro de uma área total de 48.000 metros quadrados e apresenta as mais diversas opções de traçados que podem ser utilizados em todos os tipos de competições de kart, do amador ao profissional.

Entre os diferentes tipos de traçados, o 101 é um dos mais conhecidos, por isso, resolvemos fazer um conteúdo apenas sobre ele. A seguir, saiba o que fazer para baixar seu tempo no traçado 101 do KGV!

Como diminuir seu tempo de volta?

Basicamente, para ser rápido, é necessário se concentrar nos pontos corretos de um traçado, afinal, existem duas ÚNICAS maneiras de baixar o seu tempo: fazendo um caminho menor ou aumentando a sua velocidade média.

Nesse contexto, o segredo está em se concentrar para passar nos pontos corretos de entrada, contorno e saída de cada curva. Dessa maneira, sendo mais regular e, consequentemente, diminuindo o tempo de volta!

Enquanto você não dominar a base, sua pilotagem estará totalmente comprometida. Nesse sentido, só o fato de saber fazer o traçado correto, você já vai estar muito acima da média de muitos pilotos!

LEIA TAMBÉM 👉 O que compõe o Traçado Ideal?

Baixando seu tempo de volta no Traçado 101

Ponto de entrada, contorno e saída

Todos os traçados têm a curva 1, e é nesse ponto onde os pilotos mais erram.

O ideal é sempre analisar o seu ponto de entrada, contorno e saída. Até porque de nada adianta fazer o ponto de entrada e contorno certo, e errar no ponto de saída.

No ponto de entrada, por exemplo, muitos pilotos costumam errar por frear na zebra, perdendo estabilidade e tempo na corrida. Ou então, pegar a zebra na direção errada.

Devo economizar pista?

De maneira geral, também é importante que você considere economizar pista. No entanto, cuidado para não exagerar! Às vezes você economiza demais e acaba matando o kart no volante.

Por essa razão, é fundamental que você calcule as melhores formas de realizar determinada curva, e se vale a pena economizar pista.

Outro erro que muitos pilotos cometem é frear pouco, podendo, dessa forma, perder o ângulo para fazer as próximas curvas e prejudicar o resto da corrida. Lembre-se de que não adianta ter velocidade se você estiver mal direcionado.

Na realidade, pilotar rápido é encontrar o equilíbrio entre o menor caminho possível sendo percorrido na maior velocidade possível.

LEIA TAMBÉM 👉 Como aumentar sua velocidade dentro do traçado

Não vire tanto o volante

Pare de matar o seu kart virando tanto o volante!

Para que o seu kart desenvolva bem a velocidade, é indispensável que você vire o volante o mínimo possível. Afinal, o volante funciona como um segundo freio do kart.

No kart indoor, motor e volante não combinam. Sendo assim, sempre que você for virar o volante numa curva de média velocidade, onde não é necessário frear, experimente tirar o pé do acelerador, ao invés de virar com o pé no acelerador.

Ou seja, evite tangenciar demais.

Às vezes, em curvas mais de alta, é interessante que você abra tudo e, em curva de baixa ou média, você pode seguir mais pelo meio, para economizar.

Na entrada do miolo, por exemplo, muita gente costuma tangenciar em excesso. No entanto, isso só aumenta a curva e o seu tempo.

Passar ou não pelo serrilhado?

Normalmente, passar pelo serrilhado ou pela zebra nem sempre é uma boa ideia, pois o serrilhado faz com que o kart perca velocidade.

Existem 3 serrilhados no traçado 101 que valem a pena pegar e outros, como o que está logo após a curva 2, por exemplo, que não valem a pena.

E então, o que achou das dicas? Para entender ainda mais sobre como baixar o seu tempo no Traçado 101 do KGV, confira a nossa live 135:

Toda segunda-feira às 20h nós fazemos lives com muitas dicas importantes para você se tornar um piloto cada vez melhor. Clique aqui e nos acompanhe no Youtube!