Neste post, descubra quais são os tempos de uma curva no kart e como aproveitá-las da melhor forma, a fim de obter bons resultados.
Antes de mais nada, se você ainda não conhece o que são os tempos de uma curva, saiba pode estar perdendo décimos ou até mesmo segundos preciosos na pista.
Em suma, uma estratégia interessante na pilotagem é dividir as em partes (tempos) e focar muito energia em fazer cada uma delas extremamente concentrado. Assim, conquistando melhores resultados.
Mas afinal, quais são os tempos de uma curva? Confira abaixo!⠀
Aproximação
A aproximação é a fase em que você deve tanto se direcionar à caminho do ponto chave de entrada da curva como também mirar os olhos no ponto de contorno da curva que quer passar, que é conhecido como o ápice.
Ou seja, a aproximação é aquele momento em que seu corpo avisa: a curva tá chegando!⠀
Desaceleração
Essa é a fase na qual você deve frear ou apenas tirar o pé do acelerador e já começar a virar o volante.
Lembre-se de que os movimentos corretos dos pedais é que vão garantir o controle e estabilidade do kart, dessa forma, evitando perder tempo com “overdrive” e possibilitando que você passe exatamente nos pontos certos do traçado.
Em curvas de alta velocidade, essa fase é feita apenas pelo esterçamento do volante.⠀⠀
Ápice
O ápice é a fase mais importante na realização de uma curva, ele é a base do traçado ideal.
Além disso, ele é o que vai mais vai definir se você vai sair bem ou mal da curva, se o caminho vai ser o mais curto possível, ou vai ser alguns metros maior.
Em síntese, os ápices são três principais: adiantado, médio e tardio. E, normalmente, a reaceleração deve ocorrer nele ou um pouco antes.⠀
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Saída
Por fim, essa é a fase em que você deve deixar o kart “espalhar” suavemente pela pista, para que ele possa juntar velocidade.
É fundamental que, após passar no ápice das curvas, as correções no volante sejam mínimas para você não perder velocidade. Nesse sentido, é preciso prestar atenção se o seu kart está saindo numa direção próxima com aquela que o traçado segue.
Assim, se essa direção for muito destoante, você certamente errou o ápice da curva ou não reduziu sua velocidade o suficiente e vai estar perdendo um valioso tempo de volta⠀
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Até a próxima!