Divulgue esse artigo

Saiba quais são os tempos de uma curva no kart

tempos de curva
Atalhos para este artigo

Neste post, descubra quais são os tempos de uma curva no kart e como aproveitá-las da melhor forma, a fim de obter bons resultados.

Antes de mais nada, se você ainda não conhece o que são os tempos de uma curva, saiba pode estar perdendo décimos ou até mesmo segundos preciosos na pista.

Em suma, uma estratégia interessante na pilotagem é dividir as em partes (tempos) e focar muito energia em fazer cada uma delas extremamente concentrado. Assim, conquistando melhores resultados.

Mas afinal, quais são os tempos de uma curva? Confira abaixo!⠀

Aproximação

A aproximação é a fase em que você deve tanto se direcionar à caminho do ponto chave de entrada da curva como também mirar os olhos no ponto de contorno da curva que quer passar, que é conhecido como o ápice.

Ou seja, a aproximação é aquele momento em que seu corpo avisa: a curva tá chegando!

Desaceleração

Essa é a fase na qual você deve frear ou apenas tirar o pé do acelerador e já começar a virar o volante.

Lembre-se de que os movimentos corretos dos pedais é que vão garantir o controle e estabilidade do kart, dessa forma, evitando perder tempo com “overdrive” e possibilitando que você passe exatamente nos pontos certos do traçado.

Em curvas de alta velocidade, essa fase é feita apenas pelo esterçamento do volante.⠀⠀

Ápice

O ápice é a fase mais importante na realização de uma curva, ele é a base do traçado ideal.

Além disso, ele é o que vai mais vai definir se você vai sair bem ou mal da curva, se o caminho vai ser o mais curto possível, ou vai ser alguns metros maior.

Em síntese, os ápices são três principais: adiantado, médio e tardio. E, normalmente, a reaceleração deve ocorrer nele ou um pouco antes.⠀

Webinar: 7 dicas para fazer curvas mais rápido no kart indoor (Em qualquer kartódromo)

Cadastre-se e tenha acesso ao material completo para te ajudar a aprender de uma vez por todas como fazer curvas no Kart

Ao informar meu dados eu concordo com Política de Privacidade e Cookies da Academia do Kart

7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)

CONFIRA TAMBÉM:
👉 Os 3 maiores erros de pilotagem

Saída

Por fim, essa é a fase em que você deve deixar o kart “espalhar” suavemente pela pista, para que ele possa juntar velocidade.

É fundamental que, após passar no ápice das curvas, as correções no volante sejam mínimas para você não perder velocidade. Nesse sentido, é preciso prestar atenção se o seu kart está saindo numa direção próxima com aquela que o traçado segue.

Assim, se essa direção for muito destoante, você certamente errou o ápice da curva ou não reduziu sua velocidade o suficiente e vai estar perdendo um valioso tempo de volta⠀

Se você gostou deste post, continue acompanhando nossas dicas!

Até a próxima!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...

O que é Track Walk
Dicas de Pilotagem

O que é Track Walk?

Track Walk é uma prática que promete trazer ótimos resultados para os pilotos. Não sabe o que é isso? Entenda o que é Track Walk e qual a sua importância

Leia mais »