Divulgue esse artigo

Kart indoor: Como evitar o overdrive?

como evitar overdrive
Atalhos para este artigo

Entre os erros de pilotagem mais comuns do kart indoor, está o overdrive. Esse vício pode comprometer a qualidade da sua corrida e seus resultados. Por isso, é fundamental saber quais são os tipos e como evitar o overdrive.

Para se tornar cada vez melhor no kart, é necessário aprender e evitar alguns erros de pilotagem, como o overdrive. Afinal, vícios como esse podem te impedir de conquistar resultados melhores.

Sabemos que o overdrive é o ato de fazer curvas acima da velocidade ideal que a aderência dos pneus suporta. Mas, você sabe quais são os tipos de overdrive e porque isso é um assunto importante? Confira abaixo!

1. Derrapagem controlada

No kart indoor, onde o pneu é muito duro, esse tipo de overdrive é – muitas vezes – essencial para fazer curvas com eficiência. No entanto, precisamos ter em mente de que ela tem um limite ideal.

Nesse sentido, atente-se com o quanto que os pneus do kart cantam. Assim, faça alguns testes cantando menos os pneus, e outros cantando mais, e análise quando o seu resultado é mesmo. Em geral, quanto menor o barulho, mais rápida será a volta.

2. Frente espalhando

Esse erro de pilotagem tira o kart do caminho ideal e reduz a velocidade de saída do kart, e é um dos tipos mais comuns de overdrive.

Ao perceber esse comportamento, você deve tentar entrar mais fraco nas curvas, mais direcionado, ou então aproveitar mais as zebras, principalmente se elas possuírem uma leve inclinação.

LEIA TAMBÉM:
👉 Kart Indoor: 3 dicas para ter bons resultados

Webinar: 7 dicas para fazer curvas mais rápido no kart indoor (Em qualquer kartódromo)

Cadastre-se e tenha acesso ao material completo para te ajudar a aprender de uma vez por todas como fazer curvas no Kart

Ao informar meu dados eu concordo com Política de Privacidade e Cookies da Academia do Kart

7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)

3. Traseira espalhando

Primeiramente, esse é um dos tipos mais raros de overdrive, mas merece atenção.

Esse comportamento do kart prejudica seu desempenho, perdendo tração e saindo bastante da linha ideal do traçado. Assim, aumentando o caminho e o tempo de volta, além de diminuir a velocidade de saída.

Por fim, a atenção e análise dos comportamentos do kart é um dos principais fatores que tornam pilotos muito mais eficientes. Lembre-se que é importante ouvirmos o barulho dos pneus e interpretar as respostas do kart. Forçar demais é muito prejudicial!

Por falar nisso, recentemente lançamos um serviço de análises de vídeo onboard, com um grande custo benefício de todos. Que tal ter seus vídeos analisados por um dos melhores pilotos de Rental Kart do país, em até um dia? Se interessou? Então, clique aqui!

Se você gostou deste post, continue acompanhando nossas dicas!

Até a próxima!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...

O que é Track Walk
Dicas de Pilotagem

O que é Track Walk?

Track Walk é uma prática que promete trazer ótimos resultados para os pilotos. Não sabe o que é isso? Entenda o que é Track Walk e qual a sua importância

Leia mais »