Divulgue esse artigo

Guia básico do Kart: As curiosidades que você sempre quis saber!

kart
Atalhos para este artigo

O kart vem se tornando cada vez mais conhecido. Quer saber mais sobre esse esporte que diverte tantas pessoas no Brasil e no mundo? Então, este post é para você!

A princípio, o kart é uma atividade conhecida mundialmente, que chama atenção dos fãs de automobilismo.

Em suma, seu veículo é simples – e sem quase nenhum conforto – afinal, ele foi desenvolvido e projetado para a diversão e para servir como um hobby.

Um pouco mais sobre o esporte

Ainda mais, o kart pode ser a porta de entrada para os jovens apaixonados por velocidade e que querem seguir carreira no esporte.

Aliás, muitos pilotos famosos começaram sua carreira correndo de kart, que funciona como uma escola onde eles aprendem tudo o que precisam para ingressarem no mundo profissional.

Para quem interesse pelo esporte, algumas questões são fundamentais, por exemplo “quando esse esporte foi fundado?” ou “quanto corre um kart?”.

Se identificou? Então, confira abaixo a resposta dessas questões!

História

O kart surgiu primeiramente nos EUA, nos anos 50, logo após a segunda guerra mundial. De início, ele foi projetado por pilotos de aviões que queriam um esporte interessante para praticar durante a folga. Além disso, o primeiro kartódromo, foi criado em 1956. Depois disso, o esporte se espalhou pelo mundo a fora.

No Brasil, o kart começou a ser praticado nos anos 60. No entanto, a atividade ficou mais conhecida com as 500 Milhas de Kart, uma prova que começou com uma reunião informal entre amigos para festejar o final da temporada e se tornou uma competição séria.

Quanto corre um kart?

Em síntese, o kart indoor é composto por chassis, motor, pneus e alguns outros componentes. Nesse sentido, um kartódromo pode oferecer veículos com motores de diversas potências, por exemplo: 9hp, 10hp, 13hp, 15hp.

Normalmente, as pistas de kartódromos pequenos ou feitos em estacionamentos disponibilizam karts com motores de 9hp para baixo. Por outro lado, kartódromos maiores, como o  Kartódromo Granja Viana, Kartódromo Nova Odessa e o Speed Park Birigui, utilizam motores com potências entre 13hp e 15hp.

Não existe uma velocidade certa, pois ela pode variar para cada modelo de kart. No entanto, karts com motores mais potentes possibilitam uma experiência mais prazerosa e mais veloz para os pilotos, podendo chegar a 90km/h em algumas pistas.

kart

Quanto tempo dura e quanto custa uma bateria de kart?

Da mesma forma que os modelos de karts podem variar, a duração de uma bateria e o seu custo também mudam de acordo com cada kartódromo.

Por exemplo, no Kartódromo Ayrton Senna, o valor é de R$ 120 por pessoa e o tempo total da bateria é de 25 minutos, sendo que cinco são para o reconhecimento do percurso e tomada de tempo e 20 para a competição em si.

Alguns kartódromos disponibilizam promoções em sites como Groupon e Peixe Urbano, então, não perca a oportunidade de pesquisar antes de marcar uma bateria com sua família e amigos!

Receba os melhores conteúdos da Academia do Kart gratuitamente!

Preparamos os melhores conteúdos que vão te ajudar a destruir nas pistas de kart no Brasil e no mundo. Não perca tempo venha aprender com os campeões!

Qual a idade mínima para andar de kart?

A idade mínima para andar de kart, geralmente, é 7 anos. Nesse sentido, as crianças podem correr no kart infantil, que é menor e mais leve, além de possuir um motor com menos potência.

Para marcar uma bateria, não tem segredo. Basta escolher seu kartódromo de preferência e verificar sua disponibilidade. Em corridas de kart indoor, os kartódromos disponibilizam os karts e os equipamentos necessários, como o macacão, as luvas e o capacete.

Quais são os principais campeonatos?

Se engana quem pensa que só pilotos profissionais podem participar de campeonatos, muito pelo contrário!

Existem muitos campeonatos para amadores, por exemplo:

  • CPKA
  • AMIKA
  • Campeonato Brasileiro de Kart Indoor
  • Copa Brasil de Kart Indoor
  • Entre outros

Conclusão

Por fim, seja para uma corrida amadora ou profissional, o kart é uma atividade capaz de atrair pessoas de diferentes idades e proporcionar muita diversão para todos.

Para aproveitar ainda mais, depois de escolher uma data para a sua corrida, procure algumas dicas e prepare-se para muita adrenalina!

Caso tenha interesse em evoluir no Kart Indoor de forma individual e personalizada, também é possível ter aulas com um Coach Particular. Muito legal, não é mesmo?

Se você gostou deste post, continue acompanhando nossas dicas!

Até a próxima!

Conteúdos Gratuitos

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...