Divulgue esse artigo

Entenda por que você não deve virar o volante no kart indoor

Por que não virar o volante
Atalhos para este artigo

Muitos pilotos esquecem ou não sabem que o volante é o segundo freio do kart e, por isso, acabam exagerando na hora de virá-lo. Neste post, entenda melhor por que você não deve virar o volante no kart indoor!

Antes de tudo, você acha que pilotar freando em excesso vai resultar no seu melhor tempo de volta possível em um determinado traçado? Isso dificilmente vai acontecer, não é mesmo?

Afinal de contas, fazendo isso você sempre estará a alguns passos de tirar o máximo da sua pilotagem. Para toda curva existe uma velocidade ideal de execução, contudo, se você fizer a curva abaixo dessa velocidade ideal, estará sendo mais lento, consequentemente.

Mas, o que muitos piloto não consideram é que o problema pode não estar no freio, pois o volante é o segundo freio do kart.

Por isso, preparamos um post completo mostrando por que você não deve virar o volante no kart indoor. Confira!

A importância do volante

Primeiramente, vamos falar sobre a importância do volante.

O volante é fundamental para dominarmos qualquer tipo de kart que eventualmente possamos pegar. Dessa forma, se você não dominar as técnicas de volante, dificilmente saberá se adaptar bem aos karts.

E, ao contrário do que muita gente pensa, o volante é o principal recurso para direcionar o kart. Freio é apenas um auxílio.

O volante é o principal recurso para direcionar o Kart

O volante é essencial para dominarmos qualquer tipo de kart que eventualmente possamos pegar. Ou seja, se você não dominar as técnicas de volante, dificilmente saberá se adaptar aos karts.

Por que não virar o volante?

Muitos pilotos de rental kart, principalmente os que que estão começando ou os que estão em nível intermediário, se esquecem ou não sabem que o volante é o segundo freio do kart.

Por isso, esses pilotos acabam cometendo um erro que aumenta bastante o tempo de volta: virar o volante mais em excesso, perdendo a velocidade no contorno e na saída da curva.

Sendo assim, na próxima vez que você for para a pista, lembre-se de não virar o volante mais do que o necessário. Afinal, toda vez que você vira o volante, o kart “enterra”. Então, para ser rápido, é fundamental deixar o seu volante do seu kart o mais reto possível

Se você ainda não estiver acreditando, experimente empurrar o kart com o volante reto e depois empurre-o com o volante virado, comparando a força que você precisa fazer para deslocar o kart.

Com o volante virado é bem mais difícil deslocar o kart, e o motor também acaba sentindo isso.

E então, gostou das dicas?

Para mais dicas de pilotagem, continue acompanhando nossos posts!

Até a próxima!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...