Divulgue esse artigo

Os segredos do volante no kart indoor

segredos do volante no kart indoor
Atalhos para este artigo

O volante é um elemento essencial para o domínio do kart. Mas, não é todo piloto que sabe os segredos do volante no kart indoor. Quer entender tudo sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post!

Antes de tudo, se você quer dominar a principal capacidade que um piloto de kart indoor pode ter, que é se adaptar rapidamente ao kart, entender sobre os segredos do volante no kart indoor é essencial.

A grande maioria dos pilotos de kart indoor não se dá conta desse detalhe tão importante que é compreender as técnicas de volante, e impõem ao kart um tipo de tocada que ele não aceita.

Então, se você quer evoluir e se tornar um piloto cada vez melhor, confira abaixo os segredos do volante no kart indoor, em diferentes situações de pista e kart!

A importância do volante

O volante é essencial para dominarmos qualquer tipo de kart que eventualmente possamos pegar. Ou seja, se você não dominar as técnicas de volante, dificilmente saberá se adaptar aos karts.

E, ao contrário do que muitos podem pensar, o volante é o principal recurso para direcionar o kart. Freio é apenas um auxílio.

Como virar o volante?

Em suma, existem duas possibilidades para virar o volante, que são:

Velocidade com que vamos virar o volante

A velocidade com que você vai virar o seu volante, irá definir se a sua pilotagem é agressiva ou suave.

Quanto vamos virar o volante

No geral, você tem duas possibilidade: virar muito (longo) ou pouco (curto) o volante.

Dessa forma, existe uma matriz de quatro possibilidade: virar o volante Virar o volante de forma rápida e longa, rápida e curta, lenta e longa ou, virar o volante de maneira lenta e curta.

Como decidir o modo de virar o volante?

Existem algumas variáveis para você você decidir como irá virar o volante do seu kart.

O espaço que você possui para entrar na curva é uma das variáveis. Aliás, você precisa decidir a maneira como vai virar o volante sempre antes do ápice.

Nesse sentido, se você tiver muito espaço, procure virar o volante de forma suave e curta. Por outro lado, se você tiver muito espaço, prefira ser mais agressivo.

Além disso, as características do kart, da pista e as condições climáticas também são variáveis que vão influenciar o modo que você deve virar o volante.

LEIA TAMBÉM:
👉 Como executar curvas no Kart Indoor?

Muitos pilotos estão em busca de adrenalina ao andarem de kart. No entanto, para você conseguir bons resultados, o kart é muito mais como um jogo de xadrez do que um salto de paraquedas.

Ou seja, é preciso ter calma e analisar suas escolhas antes de agir por impulso.

Para mais dicas de pilotagem, continue acompanhando nossos posts!

Até a próxima!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...