Divulgue esse artigo

7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)

7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)
Atalhos para este artigo

Fazer as curvas mais rápido e não perder estabilidade nem tempo é um objetivo de muitos pilotos. Nesse post, vamos te dar dicas fundamentais para conseguir isso. Confira!

Fala piloto, beleza?

Antes de qualquer coisa, é muito comum ter o objetivo de ser cada vez mais rápido e melhor na sua corrida de kart, afinal de contas, você quer vencer corridas e campeonatos, não é mesmo?

Mas, para isso, é preciso se atentar em alguns pontos. Não adianta só querer ser rápido e não ter técnica.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para conseguir fazer curvas mais rápido no kart indoor em qualquer kartódromo, e melhorar seus resultados. Bora conferir?

Vire menos o volante

Quanto menos você virar o volante, melhor o motor do seu kart vai desenvolver.

Essa dica pode parecer óbvia e bobinha, mas nós vamos te falar: a grande maioria dos pilotos não colocar isso em prática, virando o volante mais do que o necessário.

Atenção na hora de segurar o volante

Essa parece outra dica bobinha, não é mesmo? No entanto, ao segurar o volante da forma correta você tem muito mais precisão e cansa muito menos.

Mas, qual é a melhor maneira de segurar o volante? O ideal é que você consiga “mirar” o caminho com os seus dedos, passando exatamente pelo caminho que você quer. Para isso, é recomendado que você pilote com o polegar apoiado no aro (mais pra cima) ou mais para o meio do volante.

Faça o teste e veja como você se sente mais confortável, como você tem mais precisão. Só não fique mudando a mão de lugar toda hora, nem segure muito forte o volante.

O jeito de virar o volante importa

Essa terceira dica é muito poderosa mais uma vez para: ter mais precisão, cansar menos e, inclusive, ter mais equilíbrio do kart quando você for fazer a curva.

O que muita gente faz de errado, principalmente quem está começando, é puxar o volante, ao invés de empurrar. Não faça isso!

Quando você faz a curva apenas empurrando o volante, você está apoiado e equilibrado. Não tem como você sair do lugar ou desestabilizar.

LEIA TAMBÉM:
👉 Regularidade no Kart: O que é e porque é importante?

Posicionamento do seu corpo

O posicionamento do seu corpo nas curvas é muito importante. Afinal de contas, se você estiver mal posicionado, virado demais pro lado, pode perder a estabilidade e acabar aumentando o seu tempo de volta.

O ideal é fazer a curva parado ou encostar o corpo para o lado oposto da curva – assim, se a inércia te jogar para o lado na curva, você já vai estar posicionado.

Encurte a curva

Saber encurtar a pista no contorno da curva é uma habilidade de todos os pilotos de alta performance, e a habilidade que vai te ajudar a diminuir o seu tempo.

A maioria dos pilotos se preocupam mais com a velocidade do que com o traçado. Mas, se você estiver na direção errada, não adianta ter velocidade.

Basicamente, a curva tem três pontos: entrada, contorno e saída. É importante que você faça a curva sempre o mais por dentro possível. Muitos pilotos sabem disso, mas não colocam essa informação em prática – e isso vai fazer uma grande diferença quando você realmente colocar em prática.

Aprenda a ouvir e sentir o kart

Geralmente, os pilotos querem fazer a curva mais rápido do que o kart aguenta. Mas, isso não vai te fazer ter mais resultados. Na verdade, você pode acabar se dando mal fazendo isso.

Para você aprender a ouvir e sentir o seu kart, vai precisar praticar. É tentativa e erro, e apenas praticando você vai conseguir aprender.

Pilote concentrado nos pontos-chave

Não dá para você lembrar 100% do traçado que você vai fazer na pista. Mas, o que dá para você fazer, e que vai transformar a sua vida, é: transformar a linha ideal em pontos (entrada, contorno e saída).

Ao mapear os pontos-chave, você vai saber onde focar no caminho.

E então, curtiu as dicas?

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog e as nossas lives no Youtube toda segunda às 20:00.

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...