Divulgue esse artigo

As principais diferenças entre DIRIGIR um carro e PILOTAR um kart

Atalhos para este artigo

Já parou pra pensar nas diferenças entre dirigir um carro e pilotar um kart? Pode apostar, existem vários pontos que não são iguais, e é sobre eles que vamos falar. Confira!

Aprenda muito mais com nosso coach só que em video:

Fala piloto, beleza?

Hoje pensamos em um tema para conversar com a galera que nunca pilotou um kart e vai correr pela primeira vez e para quem é iniciante no kart indoor – e ajudar o máximo possível.

Afinal de contas, existem diferenças entre DIRIGIR um carro e PILOTAR um kart rental, e não é em todo lugar que você aprende sobre isso. Então, bora pro conteúdo?

As principais diferenças entre dirigir um carro e pilotar um kart

Nós listamos algumas das principais diferenças entre dirigir um carro e pilotar um kart. Confira quais são elas a seguir:

Virando o volante

No carro, normalmente temos uma direção hidráulica e leve. Já o kart é completamente diferente: o volante é mais pesado, é preciso fazer mais força para pilotar, o volante é menor, não tem direção hidráulica e, principalmente, ao virar só um pouquinho, ele já faz muita curva.

Vale lembrar que o volante é o segundo freio do kart, então, não vire muito o volante na hora de fazer as curvas.

Freio

No kart, o freio é mecânico, então, você precisa fazer mais força. Já no carro, ele é hidráulico, assim, muito mais macio.

Para evitar rodar na pista, você precisa ser sutil no freio. A curva está chegando, já começa a frear. Não precisa ter pressa!

Webinar: 7 dicas para fazer curvas mais rápido no kart indoor (Em qualquer kartódromo)

Cadastre-se e tenha acesso ao material completo para te ajudar a aprender de uma vez por todas como fazer curvas no Kart

Ao informar meu dados eu concordo com Política de Privacidade e Cookies da Academia do Kart

7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)

Objetivo e traçado

Quando estamos dirigindo, temos o objetivo de chegar em um ponto final. Ou seja, você quer ir de um ponto “A” ao ponto “B”.

Quando você está no kart, você também quer ir de um ponto “A” ao ponto “B”, só que muito mais rápido, com a maior velocidade e a maior concentração possível. Para isso, é muito importante conhecer o traçado ideal.

LEIA TAMBÉM:
👉 Como encontrar o Traçado Ideal em qualquer pista de kart?

Concentração

Tem uma frase que costumamos falar muito que é “foco no traçado”. E o que isso quer dizer?

Quer dizer que você precisa estar concentrado para onde está indo, estar presente na corrida.

Força G e velocidade

No carro você não sente muito a força G, ou seja, a força de aceleração lateral, a força da inércia. É a força que você sente, causada pela aceleração.

No kart, ao fazer a curva, você sente o seu corpo indo pro lado ou indo para frente, por exemplo. A sensação de velocidade também é muito maior rápida no kart.

Acelerador

Uma coisa muito importante para você saber sobre acelerador: menos é mais. Ou seja, entra devagar na curva e sai forte.

Não adianta só pensar em velocidade e não saber usar o acelerador.

E aí, curtiu esse conteúdo? Você pode aprender ainda mais e se transformar em um piloto completo com o Curso Mestres do Kart. Clique aqui para saber mais!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...