Divulgue esse artigo

Como dominar a tomada de tempo no kart?

tomada de tempo no kart
Atalhos para este artigo

Uma das maiores dificuldades dos pilotos de kart é saber fazer uma boa tomada de tempo. Neste post, saiba como dominar a tomada de tempo no kart e ter bons resultados na pista!

Fala piloto!

Você sabia que mais de 95% dos pilotos não sabem fazer uma boa tomada de tempo? E isso pode prejudicar muito os seus resultados da corrida, afinal de contas, se você ficar lá pra trás, é difícil recuperar depois.

Aliás, como costumamos dizer por aqui, os resultados das suas corridas dependem 70% da tomada de tempo e apenas 30% da corrida em si.

Sendo assim, bora conferir nossas dicas de como dominar a tomada de tempo no kart? Boa leitura!

Por que a tomada de tempo é tão importante?

Como acabamos de falar, uma boa parte dos seus resultados depende da tomada de tempo.

Mas, a tomada de tempo também é importante porque te dá a possibilidade de trocar de kart, caso você perceba que tem algo errado no seu kart, e define a sua posição na largada.

Vale lembrar que, quanto mais forte for o nível da competição, quanto mais importante for o campeonato, maior a importância da posição de largada.

VEJA TAMBÉM:
👉Dicas para analisar sua pilotagem no kart

Antes de tudo, entenda muito bem o formato da corrida

Os formatos de corridas podem variar a cada campeonato e torneio, por isso, é importante que você entenda o que vai enfrentar, ao invés de descobrir só na hora. 

Algumas questões importantes para você dar atenção são:

  • Quantas voltas vão ser no total?
  • É possível trocar de kart?
  • Quais são os critérios de seleção dos karts?
  • Quais são os riscos de trocar de kart?
  • Como se posicionar?
  • Se você tiver uma ótima adaptação, qual o “problema” que pode acontecer?

Live da Academia do Kart

As melhores aulas de Kart Rental para você evoluir o nível da sua pilotagem

Inscreva-se e garanta sua participação! Receba com antecedência o tema das próximas lives e o lembrete para não perder nada>

Ao informar meu dados eu concordo com Política de Privacidade e Cookies da Academia do Kart

Passo a passo para dominar a tomada de tempo

Fora da pista…

Antes de entrar na pista, é interessante que você entenda o todo, ou seja: como é a pista e olhar algumas corridas anteriores. Além disso, também é importante procurar saber como está o seu kart – fazendo checklist, olhando as corridas anteriores e extraindo informações.

Fora da pista…

A regra suprema para uma boa tomada de tempo é o seu posicionamento. Coloca uma coisa na sua cabeça: ninguém pode atrapalhar a sua volta rápida. Por isso, procure sair na frente de todos, ou atrás, por último.

Outra dica válida é encaixar a volta rápida no vácuo de um bom piloto, se posicionando nos boxes atrás do cara, ou tirando o pé pra vir junto com ele.

A adaptação ao kart é fundamental também. Para isso, force o kart nas primeiras voltas para conhecer os seus limites, e entenda em quais pontos ele é ruim e quais pontos ele é bom.

Bora colocar essas dicas em prática?

Para se tornar um piloto ainda melhor e ter acesso a todos os melhores cursos e aulas de pilotagem de Kart Rental do Brasil, faça parte da Comunidade Academia do Kart!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...

O que é Track Walk
Dicas de Pilotagem

O que é Track Walk?

Track Walk é uma prática que promete trazer ótimos resultados para os pilotos. Não sabe o que é isso? Entenda o que é Track Walk e qual a sua importância

Leia mais »