Divulgue esse artigo

Como a telemetria vai revolucionar o mundo do kart indoor

telemetria
Atalhos para este artigo

Você já ouviu falar em telemetria? Esse conceito vai revolucionar o mundo do kart e te ajudar a evoluir como piloto. Confira!

Fala piloto, beleza?

A telemetria tem uma importância gigantesca para QUALQUER piloto de kart, de qualquer nível, em qualquer lugar no mundo. Afinal de contas, um dos principais objetivos dos pilotos é encontrar maneiras de melhorar sua pilotagem de uma forma geral.

Mas, geralmente, a maioria segue um caminho de achismos: “meu amigo me disse”, “eu acho que…”. Assim, dificilmente você conseguirá extrair o máximo do kart e ter os melhores resultados possíveis.

A telemetria nada mais é que uma medição de dados para você entender traçado, velocidade, freio, acelerador, volante e outros pontos importantes – comparando voltas suas com a de outros pilotos, ou com as suas próprias voltas. Ou seja, ela mostra exatamente o que você precisa melhorar e o que você já é bom. Dessa forma, é muito mais fácil de se tornar um piloto cada vez melhor.

E então, bora falar sobre esse assunto?

O que é a telemetria?

Para ter os melhores resultados no kart indoor, você precisa entender o que precisa melhorar e o que já está bom.

E quem faz isso é justamente a telemetria.

Como você viu na introdução desse post, a telemetria é uma captação de dados para você entender os pontos essenciais das suas voltas, comparando-as com as voltas de outros pilotos, ou com as suas próprias voltas.

Com a telemetria, você pode entender o que você fez em uma volta para ela ser tão melhor que as outras – e, assim, conseguir entender o que você já é bom e o que pode ser melhorado.

Por que a telemetria é importante?

O uso da telemetria elimina os “achismos” que vemos tanto no kart indoor, trazendo dados corretos e confiáveis para melhorar a tomada de decisão.

Dessa forma, fica muito mais fácil de focar nos pontos que você precisa melhorar e evoluir a sua pilotagem no kart indoor.

A telemetria é utilizada por grandes nomes do automobilismo. Então, por que não utilizá-la também?

LEIA TAMBÉM:
👉 Como pilotar entre os primeiros da corrida de kart?

Como coletar os dados?

Para a coleta de dados, os principais equipamentos são:

  • Celular + app: a taxa de aquisição dos GPSs de celulares normalmente é de 1Hz – precisão de 1 seg;
  • GPS: o GPS externo de frequência maior geralmente é de 10 Hz – precisão de 0,1 seg;
  • Câmera e Câmera + GPS: a taxa de aquisição dos GPSs da GoPro é aproximadamente 18Hz (fórum) – precisão de 0,055 seg;
  • Telemetria para kart: hardwares específicos para aquisição de dados, com taxa de aquisição de 25Hz – precisão de 0,04 seg;

Como começar a usar a telemetria?

Existem basicamente duas formas de evoluir: ou a gente tenta evoluir da nossa forma – e isso funciona bastante no início, por tentativa e erro mesmo, mas chega um momento que você estabiliza – ou aprender com os dados e começar aplicar na pilotagem.

Quem ficar treinando de forma errada, vai gastar muito dinheiro, não vai evoluir e não vai ter os resultados que deseja no kart indoor.

Que tal começar a usar a telemetria? Nós temos a solução perfeita para você: o Curso de Telemetria para Kart Rental!

Tenha acesso ao melhor e mais completo conteúdo de Telemetria para Kart e deixe os seus adversários para trás! Clique aqui e saiba mais!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...