Divulgue esse artigo

O que são os ápices de uma curva e como utilizá-los?

O que são os ápices de curva
Atalhos para este artigo

O ápice é um assunto polêmico, mas muito importante para seus resultados no kart indoor. A seguir, entenda o que são os ápices de uma curva e como utilizá-los!

Fala piloto, beleza?

Um dos assuntos que mais gera polêmica e dúvida são os ápices de uma curva.

De maneira geral, o ápice é o ponto onde nós, pilotos, vamos passar de maneira mais próxima da curva. Ou seja, é o momento onde a gente toca na zebra ou passa próximo a ela.

No entanto, nem sempre o ápice será o mesmo. A seguir, entenda melhor o que são os ápices de uma curva e como utilizá-los!

Webinar: 7 dicas para fazer curvas mais rápido no kart indoor (Em qualquer kartódromo)

Cadastre-se e tenha acesso ao material completo para te ajudar a aprender de uma vez por todas como fazer curvas no Kart

7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)

O que é ápice?

O ápice é a fase mais importante na realização de uma curva, ele é a base do traçado ideal.

Além disso, o ápice é o que vai definir se você vai sair bem ou mal da curva, se o caminho vai ser o mais curto possível, ou vai ser alguns metros maior. Por isso, é preciso saber o que está fazendo.

Basicamente, existem três tipos de ápice: adiantado, médio e tardio – e, normalmente, a reaceleração deve ocorrer nele ou um pouco antes.⠀

Os tipos de ápice

Ápice médio

O ápice médio é o tipo de ápice que você mais vai executar. Ele acontece quando você passa bem no ponto médio da zebra.

Ápice tardio

O ápice tardio acontece quando nós passamos na zebra de uma forma mais atrasada, depois do ponto médio.

Normalmente, esse ápice é usado quando precisamos nos defender de uma ultrapassagem, ou quando passamos por um trecho onde tivemos que reduzir a nossa velocidade, para buscar uma retomada para um trecho de reta maior.

Ápice adiantado

O ápice adiantado é quando nós entramos na curva mais cedo.

Geralmente, ele é utilizado quando estamos buscando fazer uma ultrapassagem. No entanto, é preciso levar em consideração que a sua entrada de curva vai gerar um ângulo diferente de saída.

O que são os ápices de curva

Como executar bem uma curva?

O fator crítico de sucesso para uma curva bem feita é, resumidamente, sempre respeitar os limites de aderência dos pneus do seu kart.

Aliás, o erro mais comum dos pilotos que estão começando é executar as curvas com excesso de velocidade, o famoso Overdrive.

Em outras palavras, não é preciso exagerar na velocidade para chegar em primeiro lugar. O mais importante é respeitar cada momento da sua corrida, sabendo como lidar com o kart.

LEIA TAMBÉM:
👉 Como se tornar o melhor zagueiro do mundo no kart indoor: técnicas de defesa de posição

Qual é o melhor momento para entrar em uma curva?

A tendência geral dos pilotos é entrar mais cedo que o normal em uma curva. No entanto, quando a curva não for de alta, essa nem sempre será a melhor escolha.

Para saber o momento certo de entrar em uma curva, use a regra dos 45º que nós ensinamos para os nossos alunos:

Quando você estiver em uma reta, se aproximando da curva, e verificar que está a 45º do ponto que você precisa passar (ponto de contorno), é a hora de começar a entrar. Assim, muito provavelmente você fará o traçado certo.

E então, curtiu o conteúdo?

Para mais dicas de pilotagem, continue acompanhando nossos posts!

Até a próxima!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...