Divulgue esse artigo

Os 24 principais torneios e eventos de kart indoor do Brasil

torneios de kart indoor
Atalhos para este artigo

Para se preparar para os principais torneios e eventos de kart indoor do Brasil, nada melhor que saber quais são eles e em que época acontecem, não é mesmo? Confira tudo neste post!

Fala, piloto!

Já passou pela sua cabeça participar de torneios, campeonatos e eventos de kart indoor e ainda conseguir um resultado legal? 

Bom, para isso é importante saber quais são as datas de cada evento que você quer participar para se preparar antes. Pensando nisso, preparamos esse post bem completo para você!

Vem ver!

Como se preparar?

Não basta apenas querer ganhar, né? Você precisa correr atrás e fazer a sua parte para isso.

Para te ajudar, separamos 5 dicas que serão essenciais para a sua preparação para torneios ou campeonatos de kart indoor:

1. Entenda o regulamento e o formato da competição

Antes de tudo, o primeiro passo para se preparar para qualquer competição é entender o seu regulamento.

Afinal, esse é um fator que pode mudar de um torneio para outro e, se você não estiver esperto com as regras, pode ser desclassificado ou perder pontos por bobeira.

Em uma competição, qualquer erro é fatal e qualquer pontinho faz diferença. Por isso, separe um tempo para estudar e entender o formato da competição.

2. Preparação psicológica

Traçar o seu objetivo e trabalhar o seu mindset também é fundamental para a sua preparação. Afinal, se você não tiver um objetivo em mente, qualquer resultado será bom, não é mesmo?

Os pilotos de alto nível entram nas pistas para ganhar, e o seu pensamento deve se basear nisso também.

Onde você quer chegar?

Além disso, é essencial confiar em si mesmo e saber que pode chegar onde tanto quer. Assim como ter controle emocional para lidar com as situações no meio da corrida e conseguir se concentrar no seu objetivo.

3. Preparação física

Para se preparar fisicamente, verifique se você está no peso do lastro e se o seu condicionamento está legal.

Se você estiver muito acima do peso, faça uma dieta para perder peso. Se você estiver muito leve, pode valer a pena engordar um pouco para não exagerar no lastro e desequilibrar o kart ou, então, ter um lastro pessoal – para não depender do lastro do kartódromo.

Outro ponto a se pensar é o seu condicionamento. Você aguenta correr 7 corridas no mesmo dia, de uma média de 15 minutos cada, por exemplo? Se a sua resposta for não, comece a praticar mais exercícios aeróbicos, melhore sua alimentação, tenha boas noites de sono… 

Ter um bom condicionamento vai te ajudar muito a ter resultados melhores nas corridas!

4. Preparação técnica 

A preparação técnica é, de maneira geral, dominar o traçado e saber sobre técnicas de pilotagem.

Ou seja, você precisa saber como achar o traçado ideal dentro da pista, se adaptar ao kart – já que TODOS os karts são diferentes, e você precisa aprender a lidar com isso para ter bons resultados – ter regularidade, entender sobre as técnicas de ultrapassagem e defesa e, claro, tomar decisões inteligentes nas disputas.

Acompanhando os conteúdos da Academia do Kart, aqui no blog, no Youtube e no Instagram, você pode aprender BASTANTE sobre técnicas de pilotagem no kart indoor.

5. Treinos

Para se preparar para uma competição, é óbvio que você precisa treinar, né?

Para fazer bons treinos e evoluir sua pilotagem, nós recomendamos que você, antes dos campeonatos, saiba qual a maior diferença entre você e os outros pilotos de alto nível. Ao pensar sobre isso, foque naquilo que você precisa melhorar.

Se você tiver a oportunidade, é legal treinar na pista da competição. Assim, você já fica mais familiarizado com o local

LEIA TAMBÉM:
👉 Dicas para analisar sua pilotagem no kart

Os 24 principais torneios e eventos de kart indoor do Brasil

Agora que você já sabe como se preparar para as competições, bora saber quais são os principais torneios e eventos de kart indoor do Brasil?

Janeiro

Em janeiro, acontece o Torneio de Verão no KGV, em São Paulo

Março

Em março acontecem dois eventos irados: o Rio KartCup, em Guapimirim no Rio de Janeiro, e as 10 Horas SP Paris, no KGV em São Paulo.

Abril

Em abril temos a Copa Brasília de Kart Amador, no Ferrari Kart em Brasília.

Maio

Em maio você pode participar de dois eventos bem legais: o Troféu do Interior (AMIKA), que acontece no San Marino Kart, em Paulínia, e o endurance 06 horas, no KGV em São Paulo.

Junho

Em junho acontece a Kart Cup Brasil, no Kartódromo de Betim, em Minas Gerais.

Julho

Em julho acontece 2 grandes eventos de kart indoor: o Torneio de Inverno (AMIKA), no KGV em São Paulo, a Copa Amizade, no Circuito Internacional Paladino na Paraíba. 

Agosto

Em agosto, também acontecem dois eventos: o Campeonato Catarinense de Kart Indoor, no Kartódromo Beto Carrero e as 500 milhas de Betim, no Kartódromo de Betim.

Setembro

Em Setembro você pode participar do FPKI, no Kartódromo de Nova Odessa, o Campeonato Brasileiro (AMIKA), o Endurance Brasil e as 06 Horas no KGV.

Outubro

Em outubro acontece o Sul Brasileiro de kart indoor, no Kartódromo Internacional Beto Carrero, o GP Brasil, no Kartódromo RBC Racing em Minas e a Seletiva KWC, no Velopark, no Rio Grande do Sul.

Novembro

Em novembro você pode participar do Endurance 12h KMKZY SPORTS e das 500 Milhas no KGV.

Dezembro

E para fechar o ano, tem: Z19 kart e Endurance Ironman 2 horas CKC no Kartódromo de Nova Odessa e 12H de endurance no Beto Carrero

Bora correr nos principais torneios e eventos de kart indoor do Brasil?

Para mais dicas sobre kart e pilotagem, continue acompanhando nossos posts e nossas lives no Youtube toda segunda-feira às 20h!

Estamos juntos!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...

O que é Track Walk
Dicas de Pilotagem

O que é Track Walk?

Track Walk é uma prática que promete trazer ótimos resultados para os pilotos. Não sabe o que é isso? Entenda o que é Track Walk e qual a sua importância

Leia mais »