Divulgue esse artigo

Dicas de mecânica que podem salvar a sua corrida

principais pistas de kart indoor no Brasil
Atalhos para este artigo

Para ser um bom piloto, não basta apenas saber pilotar, também é muito importante ter conhecimento em mecânica. Neste post, confira dicas de mecânica que podem salvar a sua corrida! 

Fala piloto, beleza?

Bom, podemos dizer que inúmeras vezes que ter um bom conhecimento mecânico do kart salvaram as nossas corridas ou treinos.

Já vimos muitos pilotos tendo que trocar de kart sem necessidade ou parar no meio da pista porque o motor morreu, por não terem as informações que vamos passar nesse post.

Uma coisa que costumamos dizer é que não adianta saber pilotar se você não souber mecânica (mas, também não adianta saber mecânica se não souber pilotar)

Um piloto de alto nível, competitivo, que anda na frente em todos os campeonatos e torneios precisa ser mais completo do que os outros, precisa ter diferenciais.

E aí, você quer saber as dicas de mecânica que podem salvar a sua corrida? Então, acompanhe o que preparamos para você a seguir!

Dicas de mecânica que você precisa saber

No motor de kart, que tem geralmente entre 5,5 a 6,5 hp, existem duas peças: o afogador (peça de cima) e a alavanca de gasolina (peça de baixo), como você pode ver melhor abaixo:

Dicas de mecânica

E para que servem cada uma delas?

Geralmente, quando o kart está frio, nós usamos o afogador para ligá-lo e depois desafogamos. Mas, se o afogador estiver para esquerda, o seu kart não irá performar da maneira que deveria, pois a passagem de gasolina e de ar dentro do carburador estará limitada pelo afogador.

Ou seja, o afogador sempre precisa estar para a direita.

A alavanca de gasolina também precisa estar para a direita, para conseguir passar gasolina da bomba para dentro do carburador do kart. Se ela estiver para esquerda, o seu kart irá ficar ligado somente até o momento de acabar a gasolina da cuba do carburador, assim, correndo o risco de morrer no meio de uma corrida.

VEJA TAMBÉM:
👉Como melhorar a sua pilotagem gastando menos?

Além disso, uma outra função do carburador interessante é para quando você quiser desligar o kart. Alguns karts não têm o botão de ligar e desligar, e então, você pode afogar ele para desligar, ou seja, colocar o afogador para a esquerda.

E então, você já sabia disso? Gostou das dicas de mecânica?

Lembre-se sempre disso e, antes de começar um treino ou uma corrida de kart, confira os botões do motor, todos eles precisam estar para a direita.

Para mais dicas de pilotagem, continue acompanhando nossos posts e nossas lives no Youtube toda segunda-feira às 20h!

Até a próxima!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...