Divulgue esse artigo

Kart elétrico: como funciona e onde encontrar?

kart elétrico
Atalhos para este artigo

O kart elétrico possui várias diferenças dos karts movido a combustão, como a redução de emissões de ruídos, a aceleração e a regulação de peso entre os competidores, por exemplo. Quer saber mais sobre os karts elétricos e onde encontrá-los? Então, continue lendo este post.

O kart elétrico vem ganhando bastante destaque, já que é considerado uma novidade.

Mas, mesmo que esse modelo tenha muitas semelhanças com o kart a combustão, também existem diferenças entre os dois tipos de kart. Pois isso, é importante saber as características de cada modelo.

Assim, decidimos criar um post falando sobre o kart elétrico e onde encontrá-lo aqui no Brasil. Boa leitura!

Como funciona?

Ao contrário do kart a combustão, o modelo elétrico conta com torque imediato. Sendo assim, ele acelera mais rápido que os modelos a combustão.

Além disso, outra diferença entre o kart a combustão e o elétrico está no seu regulamento de peso.

No kart comum, movido a combustão, é necessário utilizar lastros para recompensar a diferença de peso. No entanto, isso não é necessário no kart elétrico, pois ele conta com a central eletrônica de controle de um lado do kart, e do outro lado fica o conjunto de baterias de lítio, dando uma distribuição de peso melhor.

Ainda mais, o kart elétrico quase não produz ruídos. No geral, a quantidade de barulho mínima, comparada aos karts com motor a combustão.

Onde correr com kart elétrico?

A KartFly, localizado em Campinas, é a primeira pista com karts elétricos da América Latina, e a única do Brasil.

O kartódromo foi inaugurado em 2014 e possui uma pista de corrida com 600 metros de comprimento. Sua infraestrutura é composta por local de briefing com vídeo de instruções, placar eletrônico, torre de cronometragem e uma oficina. Além disso, também possui uma lanchonete ao lado da pista para eventos empresariais ou festas.

kart elétrico

As baterias utilizadas para os karts elétricos do local são de lítio. Assim, os karts elétricos da empresa trabalham com 80 V e foram utilizadas 24 células em cada veículo. Ainda mais, o motor do kart elétrico pode variar entre 6 a 10 kW, entregando com facilidade 13 cavalos de potência.

CONFIRA TAMBÉM:
👉 3 pistas imperdíveis para correr de kart em São Paulo

Receba os melhores conteúdos da Academia do Kart gratuitamente!

Preparamos os melhores conteúdos que vão te ajudar a destruir nas pistas de kart no Brasil e no mundo. Não perca tempo venha aprender com os campeões!

Qual é a sua velocidade?

O veículo pode chegar a 95 km/h, mas é eletronicamente controlado pela KartFly por Wi-fi.  Nesse sentido, o kart elétrico recebeu três modos de velocidade no kartódromo:

O primeiro modo é chamado de Bandeira Amarela, onde a velocidade é limitada a 18 km/h. Esse modo é, geralmente, utilizado para manobrar o kart antes de começar a competição.

O segundo é o modo Kids, que o permite andar num limite de 35 km/h, para crianças de 10 a 12 anos pilotarem sem riscos. Por fim, o terceiro modo é o Standard, ou modo padrão, que altera a velocidade máxima para 65 km/h. 

Além disso, abaixo do volante, o kart elétrico da Kart Fly possui um painel de comando, que permite selecionar o modo neutro, ré, ou ir para frente.

E então, que tal experimentar uma corrida de diferente?

Se você gostou deste post, continue acompanhando nossas dicas!

Até a próxima!

Conteúdos Gratuitos

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...