Divulgue esse artigo

Estratégias de corridas curtas

estratégias de corridas curtas
Atalhos para este artigo

Em corridas curtas, é preciso adotar boas estratégias para conseguir bons resultados. No entanto, as estratégias de corridas curtas são diferentes para a super pole e grid sorteado. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira as dicas que separamos para você!

Em suma, corridas curtas são corridas de 15 a 20 minutos, como as corridas do Campeonato Brasileiro de Kart Indoor, o FPKI, CBK, Torneio de Verão, Torneio de Inverno, entre outros.

Normalmente, nessas corridas curtas, o grid é invertido. Dessa forma, você precisará ter estratégias diferentes de uma corrida que você tem uma tomada de tempo.

Neste post falaremos sobre estratégias de corridas curtas com foco no Campeonato Brasileiro de Kart Indoor. Boa leitura!

Campeonato Brasileiro de Kart Indoor

Primeiramente, como o próprio nome diz, o Campeonato Brasileiro é aquela competição que junta os melhores pilotos do brasil. Assim, podemos dizer que ele, além de ser o maior torneio do Brasil de Rental Kart, também é o mais difícil.

Nesse ano, o campeonato acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de outubro com 5 classificatórias de 15 minutos e a final de 5 + 20 minutos, sendo que:

  • Na Série 1, o grid é sorteado
  • Na Série 2, o grid também é sorteado, só que é o inverso
  • As Séries 3, 4 e 5 possuem uma volta de tomada

Dessa forma, nas Séries 1 e 2 a estratégia é uma, e nas demais a estratégia precisa ser diferente, como vamos te mostrar mais à frente.

Nesse campeonato, você terá 1h30min para provar que é o melhor do Brasil. Ou seja, você precisa estar preparado!

Vai participar de uma Competição de Kart?

Essa Aula vai te ajudar a se preparar da forma correta!

Estratégias com super pole

No super pole, as principais estratégias são:

  • Não pegar trânsito, ou seja, você precisa saber se posicionar
  • Procurar um piloto bom para você fazer a tomada junto, assim, tendo uma boa referência
  • Lembrar-se de que a tomada equivale a 70% da corrida
  • Sumir na frente se empurrando com os ponteiros e defender no final
  • Defender na primeira volta e nas últimas duas ou três

Estratégias com grid sorteado

Em suma, é muito importante adotar a “estratégia sniper” em corridas curtas com grid sorteado. Ou seja, a cada volta, você tenta ultrapassar uma posição.

Quando você larga numa corrida curta com o grid sorteado, o ideal é defender na primeira volta e nas demais focar em ir para frente. Além disso, evite se envolver em “brigas” de posição, pois isso pode matar a sua corrida.

Ainda mais, quando você for largar, é importante:

  • Pedalar as rodas no momento da largada, pois só de você ajudar o kart a sair da inércia inicial, você consegue ter um ganho de dois décimos no fim da reta
  • Prestar atenção nas curvas mais traiçoeiras possíveis do traçado
  • Aproveitar as oportunidades de ultrapassar, tomando cuidado para não se dar mal e perder sua posição ou tempo
  • Ter regularidade, principalmente se você estiver correndo com um kart ruim

Para você que vai correr o Campeonato Brasileiro de Kart Indoor e também corre no Kartódromo Granja Viana, não deixe de adquirir o nosso curso Mestre dos Traçados KGV, para obter resultados ainda mais surpreendentes!

O curso conta com mais de 9 horas de conteúdo e ainda contará com a análise de traçados para o Campeonato Brasileiro. Ou seja, uma oportunidade imperdível! 

Além disso, quem adquirir o curso ainda ganha um desconto especial para participais de mais duas lives com o campeão mundial e tricampeão brasileiro de kart indoor Mauricio Pereira, ao vivo com os alunos e com interação 100%.

E então, gostou das nossas dicas?

Para mais posts como este, continue acompanhando nossas dicas

Até a próxima! 

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...