Divulgue esse artigo

Conheça os 4 piores vícios de pilotagem

vícios de pilotagem
Atalhos para este artigo

Existem vícios de pilotagem que podem estragar a sua corrida. Neste post, saiba quais são os 4 piores vícios de pilotagem e como evitá-los, melhorando os seus resultados!

Os vícios de pilotagem podem atrapalhar todo o seu resultado, te impedindo de ser o piloto mais rápido da sua bateria. No entanto, é normal que esses erros sejam cometidos por qualquer piloto.

Dessa forma, se você conseguir eliminar tais vícios, vai passar a ser um piloto muito melhor e mais rápido. Caso contrário, você pode ter todas as técnicas do mundo, mas não conseguirá resultados tão bons.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este post e saiba como eliminar 4 vícios de pilotagem:

1. Overdrive – Tire o pé do acelerador!

Antes de mais nada, a maioria das pessoas que começam a andar de kart correm acima da velocidade necessária quando vão executar a curva.

Muitas pessoas gostam de altas velocidade e acreditam que estão pilotando muito bem quando sentem a adrenalina e ouvem o pneu cantar. No entanto, na maioria das vezes, isso está errado, principalmente nas curvas.

Se você executar a curva acima da velocidade que o kart aceita, você estará cometendo um dos piores vícios que existem, conhecido como Overdrive.

No kart indoor, o piloto precisa se adaptar ao kart, e não o contrário. Sendo assim, você precisa entender o seu kart e quais são os seus limites.

Por outro lado, caso você não se adapte ao kart, provavelmente irá cometer o Overdrive e isso acabará com a sua corrida.

2. Virar muito o volante

Por que você está virando tanto o volante?

No kart indoor, motor e volante não combinam. Assim, toda vez que você for virar o volante numa curva de média velocidade, onde você não precisa frear, experimenta tirar o pé do acelerador, ao invés de virar com o pé no acelerador. 

Ainda mais, evite a tangência exagerada em curvas de média e baixa velocidade, ok? Não é preciso virar tanto o volante.

LEIA TAMBÉM:
Como executar curvas no Kart Indoor?

3. Ansiedade

Quando falamos de vício de pilotagem, parece que só vamos entrar em detalhes técnicos. Entretanto, também existem fatores psicológicos, como a ansiedade, que podem te levar a cometer os maiores erros na sua corrida.

É normal que você se sinta ansioso antes e durante a sua corrida. Afinal, você quer ganhar, não é mesmo? Mas, você só vai se sentir assim se não estiver preparado o suficiente, se sentindo inseguro. 

Em suma, andar de kart precisa se parecer mais com uma partida de xadrez do que pular de paraquedas. Ou seja, você precisa estar tranquilo, calmo e não deixar a adrenalina tomar conta.

Então, observe como você se comporta durante a corrida. Por exemplo: o seu coração está muito acelerado? A sua mão sua durante a corrida? Você fica muito nervoso?

Se isso estiver acontecendo, corra atrás de práticas que te deixem mais calmo. Isso irá te ajudar com os dois itens que mencionamos acima, além de melhorar os seus resultados.

O volante é o principal recurso para direcionar o Kart

O volante é essencial para dominarmos qualquer tipo de kart que eventualmente possamos pegar. Ou seja, se você não dominar as técnicas de volante, dificilmente saberá se adaptar aos karts.

4. Medo e comparações

É muito comum que os pilotos fiquem se comparando entre si, ainda mais em grandes competições, surgindo questionamentos como: “Será que posso ganhar de tal cara?”, “Fulano é muito melhor que eu”.

Apesar de isso parecer gerar um incentivo, é o contrário que acontece, pois comparações e a falta de autoconfiança provocam medo nos pilotos, atrapalhando – e muito – suas corridas.

Se você não confiar em você mesmo, nunca conseguirá se posicionar, mostrando que você veio para ganhar, por exemplo.

Então, não tenha medo. Assim como falamos no tópico anterior, se você perceber que está indo pra pista com muito medo, procure práticas que irão te ajudar a melhorar.

Não faz sentido ir correr sem acreditar que você pode ganhar, certo?

Sabendo lidar com esses 4 vícios de pilotagem, você conseguirá melhorar muito.

Mas, se você quiser evoluir ainda mais, conheça o nosso curso Fundamentos do Kart, feito para quem ainda não começou no Kart Indoor e deseja começar da forma correta e também para os pilotos que já correm, mas estão com dificuldade de melhorar seu desempenho.

Para mais posts como este, continue acompanhando nossas dicas

Até a próxima! 

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...