Divulgue esse artigo

O momento certo de entrar em uma curva no kart indoor

momento certo de entrar em uma curva
Atalhos para este artigo

Fala piloto! Você tem dificuldade de saber o momento certo de entrar em uma curva? Será que você está entrando muito cedo ou muito tarde do que deveria? Neste post, entenda o momento certo de entrar em uma curva no kart indoor!

Antes de tudo, para saber executar bem as curvas no kart indoor, é necessário entender alguns conceitos, como a desaceleração, a aproximação e o ápice. Afinal, quando um piloto vai executar uma curva, ele passará por 4 momentos diferentes, que precisam ser entendidos e respeitados.

Você tem dificuldade de saber o momento certo de entrar em uma curva? Será que você está entrando muito cedo ou muito tarde do que deveria? Se estiver, isso pode estar matando as suas voltas.

Mas, fique tranquilo, pois neste post daremos dicas de como saber o momento certo de entrar em uma curva no kart indoor. Boa leitura!

Os tempos de uma curva

Como acabamos de dizer, para saber executar bem uma curva no kart indoor, você irá passar por 4 momentos diferentes, que também podemos chamar de tempo.

Em suma, esse conceito dos tempos de uma curva é um padrão que poderá ser aplicado a qualquer tipo de curva, em qualquer pista do mundo, sendo eles: desaceleração, aproximação, ápice e retomada.

Entenda melhor com a imagem abaixo:

momento certo de entrar em uma curva

Vale ressaltar que todos os pilotos vão passar pelos mesmos tempos de curva, mas, o que vai diferenciar uma curva de um piloto bom e de um piloto ruim é a forma como ele irá executar esses 4 tempos.

LEIA TAMBÉM:
👉Dicas de pilotagem para kart indoor

Webinar: 7 dicas para fazer curvas mais rápido no kart indoor (Em qualquer kartódromo)

Cadastre-se e tenha acesso ao material completo para te ajudar a aprender de uma vez por todas como fazer curvas no Kart

Ao informar meu dados eu concordo com Política de Privacidade e Cookies da Academia do Kart

7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)

Como executar bem uma curva?

O fator crítico de sucesso para uma curva bem executada é, em síntese, sempre respeitar os limites de aderência dos pneus do seu kart.

Aliás, o erro mais comum dos pilotos que estão começando é executar as curvas com excesso de velocidade, o que também é conhecido como Overdrive.

Em outras palavras, não é necessário exagerar na velocidade para chegar em primeiro lugar. O mais importante é respeitar cada momento da sua corrida, sabendo como lidar com o kart.

Como saber o momento certo de entrar em uma curva no kart indoor?

A tendência geral dos pilotos é entrar mais cedo que o normal em um curva. Mas, quando a curva não for de alta, essa nem sempre essa é a melhor escolha.

Para saber o momento certo de entrar em uma curva, use a regra dos 45º que nós ensinamos para os nossos alunos:

Quando você estiver em uma reta, se aproximando da curva, e verificar que está a 45º do ponto que você precisa passar (ponto de contorno), é a hora de começar a entrar. Dessa forma, muito provavelmente você fará o traçado certo.

Agora que você já sabe dessa dica, comece a praticar o mais rápido possível e conquiste ótimos resultados nas corridas!

Para mais dicas de pilotagem, continue acompanhando nossos posts!

Até a próxima!

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...