Divulgue esse artigo

Dicas de pilotagem para kart indoor

Dicas de pilotagem kart indoor
Atalhos para este artigo

Fala piloto! Reunimos uma série de dicas de pilotagem de para kart indoor em post completo. Quer conferir? Então, continue a leitura!

Sabemos que podem surgir muitas dúvidas sobre pilotagem no kart indoor, principalmente entre os pilotos que querem evoluir constantemente.

Por isso, decidimos fazer um post completo com as dúvidas que recebemos de vocês, respondendo da forma mais completa o possível e dando dicas de pilotagem para kart indoor.

Então, chega de enrolar e confira!

Como melhorar a tomada de tempo?

Em suma, existem dois tipos de tomada de tempo: a tomada de 5 minutos ou a de 1 volta, também chamada de super pole.

As estratégias para cada tipo são diferentes. Se você tem apenas 1 volta de tomada de tempo, por exemplo, é muito importante que você não erre. Já se você tiver 5 ou 10 minutos de tomada, dá para “relaxar” um pouco mais.

No geral, para melhorar sua tomada de tempo:

  • Procure fazer suas voltas longe do “bolo”, deixando a galera ir embora e saindo por último, ou saindo na frente de todo mundo e fazendo a volta 100% limpa;
  • Saia junto com um piloto bom ou monitore sua distância em relação aos outros pilotos;
  • Busque se adaptar da melhor forma possível ao kart (confira o nosso post sobre como saber se o kart é bom ou ruim rapidamente?) e à pista, descobrindo qual é o traçado ideal;
  • Se concentre e vai focado!

Ser mais rápido do que na classificação é culpa do kart ou da pista?

Há diversas possibilidades. Por exemplo, se a tomada tiver 1 volta, provavelmente você será mais rápido na corrida.

Por outro lado, se a tomada tiver 5 minutos, é interessante você virar o mesmo tempo na corrida do que na tomada.

O pneu do kart indoor leva, normalmente, duas voltas para chegar no tempo ideal. Assim, se você virar mais rápido na corrida do que na classificação, pode ser que o problema seja que você não conseguiu o máximo do kart.

No entanto, caso você pegue um vácuo, por exemplo, o problema não será você. Afinal, o vácuo traz tempo.

Ou então, caso você tenha virado o mesmo tempo na corrida e no kart, é possível que você tenha conseguido tirar o máximo do kart!

Live da Academia do Kart

As melhores aulas de Kart Rental para você evoluir o nível da sua pilotagem

Inscreva-se e garanta sua participação! Receba com antecedência o tema das próximas lives e o lembrete para não perder nada>

Ao informar meu dados eu concordo com Política de Privacidade e Cookies da Academia do Kart

Qual a importância de saber o traçado ideal?

De nada adianta velocidade se você não estiver na direção certa. Ou seja, para ter os melhores resultados, você precisa saber identificar o traçado ideal.

Para os pilotos que estão no nível básico, o traçado é responsável por cerca de 70% da sua corrida. Nos níveis mais avançados, os pedais são o grande diferencial, mas o traçado não deixa de ser fundamental.

Como evoluir mais rápido no kart?

Se você quer evoluir constantemente, primeiramente, você precisa ter vontade de ser o melhor. Assim, você vai sempre buscar se superar, bater recordes e, consequentemente, evoluir.

Além disso, lembre-se de priorizar a velocidade de saída das curvas, não passar longe do ponto ideal de contorno da curva, sempre antecipar o volante e guiar o kart o mais suave possível. Afinal, quanto mais suave você pilotar, mais rápida será a sua volta.

LEIA TAMBÉM:
👉 Como executar curvas no kart indoor?

Como fazer uma boa autoavaliação?

Para se autoavaliar, comece analisando onde você está. Ou seja, verificando qual é o seu nível (por exemplo: nunca andei, estou começando agora, intermediário, bom…)

Depois disso, avalie onde você quer chegar. E então, saiba o que você precisa melhorar e o que é preciso fazer para conquistar seus objetivos. Nesse sentido, é legal treinar bastante, buscar cursos, análises de vídeo, coach particular,etc.

Sem uma motivação por trás, é difícil de evoluir, por isso se autoavaliar é tão necessário.

Como correr no meio no pelotão e enxergar oportunidades para passar os outros pilotos?

No geral, existem três pontos para enxergar oportunidades para ultrapassar os outros pilotos estando dentro do pelotão, como:

  • Crescer no vácuo, aproveitar o máximo do vácuo, colocar seu kart do lado do kart do outro piloto, frear junto e fazer a curva fechadinha;
  • Colocar seu kart por dentro, indo mais reto logo que o outro piloto for tangenciar para fazer a curva (bote surpresa);
  • Esperar o outro piloto errar, mas, você pode perder voltas preciosas esperando o momento certo.

Em qual tipo de curva usar a técnica mais agressiva de volante?

Use a técnica mais agressiva em curvas de baixa ou média velocidade, onde você sente que o kart precisa apontar melhor, ou então, precisa carregar mais velocidade para dentro da curva.

Para você que está buscando evoluir e melhorar seu desempenho no kart indoor, nós temos um curso incrível para te oferecer: Fundamentos do Kart!

Ao invés de você gastar fortunas com treinos sem objetivos, irá conseguir evoluir de forma rápida e precisa em direção aos seus objetivos.

O curso possui mais de 5 horas e 30 minutos do Melhor Conteúdo do Brasil sobre Pilotagem de Kart Indoor. Ou seja, imperdível, né?

Se você se interessou e gostaria de saber mais, é só clicar aqui!

Para mais dicas de pilotagem no kart indoor, continue acompanhando nossos posts!

Até a próxima!

Seja notificado das melhores lives de Kart Indoor do mundo

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...