Divulgue esse artigo

O que é um kartódromo?

o que é kartódromo
Atalhos para este artigo

Entenda melhor sobre a história do kart, o que é um kartódromo e algumas dicas para começar a correr nas pistas de kart!

Fala piloto, beleza?

Hoje, ao invés de trazermos dicas de pilotagem, vamos falar um pouquinho mais sobre a história do kart e o que é um kartódromo. Afinal de contas, nós somos apaixonados por tudo desse esporte, não é mesmo?

Bora conferir então?

A história do kart

O kart surgiu inicialmente nos Estados Unidos, nos anos 50, logo depois a segunda guerra mundial.

De início, ele foi projetado por pilotos de aviões que queriam um esporte interessante para praticar durante a folga. O primeiro kartódromo foi criado em 1956, depois disso, o esporte se espalhou pelo mundo afora.

No Brasil, o kart começou a ser praticado nos anos 60. Entretanto, o esporte ficou mais conhecido com as 500 Milhas de Kart, uma prova que começou com uma reunião informal entre amigos para festejar o final da temporada e se tornou uma competição séria.

Live da Academia do Kart

As melhores aulas de Kart Rental para você evoluir o nível da sua pilotagem

Inscreva-se e garanta sua participação! Receba com antecedência o tema das próximas lives e o lembrete para não perder nada>

Ao informar meu dados eu concordo com Política de Privacidade e Cookies da Academia do Kart

Quanto corre um kart?

De maneira geral, o kart indoor é composto por chassis, motor, pneus e alguns outros componentes. Um kartódromo pode oferecer veículos com motores de diversas potências, como: 9hp, 10hp, 13hp, 15hp.

Geralmente, as pistas de kartódromos pequenos ou feitos em estacionamentos disponibilizam karts com motores de 9hp para baixo. Já os kartódromos maiores, como o  Kartódromo Granja Viana, Kartódromo Nova Odessa e o Speed Park Birigui, utilizam motores com potências entre 13hp e 15hp.

Não existe uma velocidade padrão, pois ela pode variar para cada modelo de kart. Mas, é claro que os karts com motores mais potentes possibilitam uma experiência mais prazerosa e mais veloz para os pilotos, podendo chegar a 90km/h em algumas pistas.

LEIA TAMBÉM:
👉 Qual a parte mais importante da corrida de kart?

Onde correr de kart?

Para correr de kart você deve ir a um kartódromo, uma pista de treinos e corridas, como um autódromo, se diferenciando pela sua menor proporção, ideias para a prática do kartismo.

Aqui no blog temos um post com os principais kartódromos do Brasil. Para conferir é só clicar aqui!

Para mais dicas de kart, acompanhe o nosso blog, nos siga no Instagram e assista as nossas lives no Youtube todas as segundas às 20h.

Seja notificado das melhores lives de Kart Indoor do mundo

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...